terça-feira, 17 de agosto de 2010

Porque Biscoito água e Sal?

O biscoito que alegra suas manhãs e tardes tem uma história muito, muito antiga... Há quem diga que, na época em que os homens se alimentavam de trigo e cereais crus, mastigar grãos duros não devia ser uma atividade muito gostosa. O que eles resolveram fazer? Moer esses grãos, oras!
Pois bem, diz a lenda que certo dia alguns desses grãos se molharam acidentalmente. Aquela massa de grãos moídos e úmidos foi colocada no forno para secar e... tchan, tchan, tchan, tchan: era criado o primeiro biscoito! (que ainda não tinha uma forma definida)
As primeiras observações sobre a existência desse quitute são da época dos faraós, no Antigo Egito: graças às enchentes do rio Nilo, os egípcios puderam se dedicar ao cultivo do trigo. Assim, desenvolveram a arte de fazer pão, e daí para o biscoito foi um pulo!
Mas não pense que o biscoito era para as crianças comerem enquanto escalavam as pirâmides, não! Na verdade, ele era usado em rituais egípcios: o biscoito era oferecido às divindades em troca de chuvas. Assim, o solo estaria sempre fértil e nunca faltaria comida para o povo!
De onde vem a palavra biscoito?
Gostoso do jeito que é, o biscoito acabou atraindo a simpatia de outros povos: gregos, assírios e babilônios ofereciam a seus deuses biscoitos feitos de trigo e mel!
Ser um padeiro de mão cheia significava ter muito prestígio tanto na Grécia quanto no Império Romano. Muitos padeiros escravos conseguiram comprar a liberdade com o trabalho!
Séculos depois, os franceses inovaram assando o biscoito duas vezes! Resultado: ele ficava menos úmido e durava mais. É daí que vem o seu nome: a palavra francesa "bis-cuit" quer dizer assado duas vezes!!
Já a palavra bolacha, de origem holandesa, começou a ser utilizada em 1703 para as versões doces. Hoje existem cerca de 200 tipos de bolachas doces no mundo inteiro! Quem vivia em 1840 tinha que se contentar com apenas duas, feitas com manteiga ou margarina.
Curiosidades "biscoitares"
Você sabe qual é a diferença entre um biscoito água e sal e um biscoito cream cracker? Se você acha que eles são a mesma coisa e que cream cracker significa água e sal em inglês, errou feio... (Se esqueceu que água é water e sal é salt?)
Cream cracker seria algo como cremoso e crocante e ele é um pouquinho mais gorduroso que o biscoito água e sal: enquanto o cream cracker tem 16% de gordura e 32 calorias, o água e sal tem apenas 7% de gordura e 27 calorias!
Outra coisa: por que será que o pão velho fica duro e o biscoito velho fica mole?
O pão velho vai perdendo a umidade da sua massa, ao contrário do biscoito, que absorve a umidade do ar!


Fonte:Canal Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails