quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Por que pedimos vinho seco se todo vinho é líquido?

O adjetivo que vem depois do vinho não se refere ao estado físico do mesmo. Como você mesma constatou, todo vinho é líquido, e isso é uma verdade parcial. Explico melhor: pode-se encontrá-lo na forma sólida (congelado), em pó (tipo suco para ser colocado em água) ou na forma de concentrado (pasta com pouco teor de água). O fato do vinho ser seco indica a sensação que temos quando degustamos ou experimentamos o vinho. Já tomou um vinho branco gelado e não ficou com vontade de beber água ou mais vinho? Pois bem, essa sensação é causada pelo tipo de vinho e não do seu estado. 


 De forma semelhante, o vinho tinto é aquele que nos dá a sensão de encorpamento ou de que há uma substância mais sólida no vinho. A diferença mais óbvia entre o vinho seco (branco) e o tinto é a cor. Junto com a cor, a casca da uva dá ao vinho o TANINO, uma substância que tem papel importante no paladar do vinho. Vamos por parte. O vinho tinto, obrigatoriamente é elaborado a partir de uvas tintas enquanto que o vinho branco tanto pode ser elaborado a partir de uvas brancas, como também de uvas tintas (Um exemplo clássico de vinho branco produzido a partir de uvas brancas é o Champagne. Lembrando que só pode ser chamado de Champagne, o espumante produzido na região Francesa de mesmo nome. Os demais são espumantes). Para aprofundar sua pergunta, é importante saber como o vinho é feito. Na verdade, essa bebida muito saborosa e vista por alguns como remédio, é o resultado da fermentação do mosto (suco) da uva. A diferença básica na elaboração dos vinhos brancos (secos) e tintos é que durante a fermentação os tintos têm contato com a casca (de onde vem a cor) e nos brancos não. Alguns vinhos tintos são mais escuros do que outros porque algumas uvas têm mais concentração do pigmento do que outras. Muitos nutricionistas recomendam a ingestão da casca da uva, pois, além da fibra, há nutrientes e pigmentos importantes para diversos metabolismos. O que faz um vinho ser seco? É seu processo de fabricação ou
tipo da uva? Quando se fala em vinho de qualidade, com exceção dos espumantes, vinhos fortificados e vinhos de sobremesa, todos os vinhos são secos. Em geral, durante o processo de fermentação, os açúcares presentes na uva são transformados em álcool, resultando em um produto com resíduo de açúcar muito pequeno, portanto seco. Nos vinhos doces de sobremesa e nos vinhos fortificados (vinho do Porto por exemplo) a história é diferente e o processo de elaboração também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails