quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Micrônio: arte e nanotecnologia juntam-se em instrumento musical microscópico


Micrônio
Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, construíram o primeiro microinstrumento musical que pode ser tocado e que produz sons audíveis.
Instrumentos musicais já construídos nessas dimensões mínimas só produziam vibrações inaudíveis aos seres humanos, devendo ser convertidas em sons audíveis - veja A menor guitarra do mundo que pode ser tocada.
Em vez de replicar um instrumento em microescala, os cientistas holandeses preferiram inventar um instrumento totalmente novo, e o batizaram de micrônio (oumicronium).
Os pesquisadores também compuseram uma peça especialmente escrita para o micrônio - e a peça musical pode ser ouvida, exigindo apenas uma amplificação.
MEMS
O aparelho musical microscópio é um exemplo de MEMS, ou sistema microeletromecânico, que utiliza equipamentos similares aos utilizados na fabricação de chips.
Essas micromáquinas, ou até nanomáquinas, são tão delicadas que precisam ser construídas em salas limpas, já que um simples grão de poeira é capaz de travar seus mecanismos e impedir seu funcionamento.
"Você pode ver uma tecnologia comparável sendo utilizada no Wii para a detecção de movimento, ou em sensores de airbags," explica Johan Engelen, que projetou e construiu o micrônio.
As cordas do microinstrumento musical minúsculo são molas que têm apenas um décimo da espessura de um fio de cabelo humano e comprimentos que variam de meio a um milímetro. Para ficar esticada, cada micromola sustenta uma massa de alguns microgramas.
Para tocar o instrumento são utilizados espécies de pentes em miniatura, que se encaixam com precisão entre as cordas, tocando-as ao se movimentar uns em relação aos outros.
Cada tom exige seu próprio sistema de cordas. Cada chip comporta até seis tons. Uma gama maior de tons pode ser obtida integrando diversos chips.
Ferramenta didática
"O processo de afinação acabou sendo o maior desafio," conta Engelen. "Aprendemos muito com este projeto para a construção de outras estruturas móveis. Acima de tudo, este é um grande projeto para introduzir os estudantes no mundo da micromecânica e das técnicas de sala limpa".
A composição "Impromptu No. 1 para Micronium", por Arvid Jense, foi composta especialmente para o microinstrumento e marcou a abertura de uma conferência sobre micromecânica que está se realizando na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails