sábado, 14 de julho de 2007

VATICANO DECLARA SER ÚNICO REPRESENTANTE DE DEUS



CIDADE DO VATICANO - O Vaticano disse na terça-feira que outras
denominações cristãs além da Igreja Católica Apostólica Romana não
representam plenamente Jesus Cristo.

Um documento de 16 páginas escrito pela Congregação para a Doutrina da Fé,
órgão doutrinário que já foi dirigido pelo papa Bento 16, descreve as
Igrejas Ortodoxas como igrejas verdadeiras, mas que estariam sofrendo de
uma 'ferida' por não reconheceram o primado do papa.

O documento diz que 'a ferida é ainda mais profunda' no caso das
denominações protestantes.

O documento reforça o polêmico texto 'Dominus Iesus', emitido em 2000 pelo
então cardeal Joseph Ratzinger (o atual papa desde abril de 2005),
propondo-se a esclarecê-lo devido a supostos mal-entendidos por parte de
alguns teólogos católicos.

Este é o segundo documento em quatro dias no qual Bento 16 reafirma a
tradição católica. No sábado, ele havia assinado um decreto readmitindo a
missa em latim ao lado da liturgia moderna em idiomas locais.

O novo documento salienta que o diálogo com os outros cristãos continua
sendo 'uma das prioridades da Igreja Católica'.

O texto foi emitido pelo cardeal William Levada, sucessor de Ratzinger
como chefe de questões doutrinárias. Ele complementa o decreto sobre a
missa em latim no seu objetivo de corrigir interpretações 'errôneas ou
ambíguas' do Concílio Vaticano 2º (1962-65).

O documento disse que a abertura do Concílio a outros credos reconhecia
haver 'muitos elementos de santificação e verdade' em outras denominações
cristãs, mas salientava que só o Catolicismo tinha todos os elementos para
ser a Igreja plena de Cristo.

O padre Augustine di Noia, subsecretário da Congregação para a Doutrina da
Fé, disse que o documento não altera o compromisso com o diálogo
ecumênico, mas visa a afirmar a identidade católica nessas conversas.

- A Igreja não está recuando no compromisso ecumênico - disse Di Noia à
rádio do Vaticano.

- Mas, como vocês sabem, é fundamental em qualquer tipo de diálogo que os
participantes sejam claros sobre sua identidade. Ou seja, o diálogo não
pode ser uma ocasião para acomodar ou abrandar aquilo pelo que você
realmente se entende.

FONTE: REUTERS

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